sem comentários ainda

Deixe Deus abrir a sepultura da sua alma

Por Pr. Pablo Goulart


Texto: Ezequiel 37: 12
“Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, ou as vossas sepulturas, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel”.
Você teria coragem de visitar um vale cheio de ossos secos?
Você teria coragem de dormir uma noite no cemitério no meio de ossos secos?
Você teria coragem de dormir dentro de uma sepultura?
Este texto é muito conhecido na Palavra de Deus, Ele responde a uma pergunta feita pela nação de Israel no Capítulo 33: 10 “Filho do homem, diga à nação de Israel: É isto que vocês estão dizendo: Nossas ofensas e pecados são um peso sobre nós, e estamos desfalecendo por causa deles. Como então poderemos viver?” A bíblia nos mostra que Israel, afastou-se de Deus, abandonou os preceitos divinos e enveredou-se pelo caminho da desobediência. Israel afastado de Deus fragilizou-se espiritualmente e perdeu sua saúde espiritual, a ponto de se tornar a um vale de ossos secos e ficarem presos em sepulturas. É a partir daí que Deus chama o profeta Ezequiel e o leva para contemplar este vale para fazer a diferença.
Entendendo sobre o Vale…
“Um vale é um acidente geográfico cujo tamanho pode variar de uns poucos quilômetros quadrados a centenas ou mesmo milhares de quilômetros quadrados de área. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, como montanhas ou colinas. Os vales são geralmente formados pela atividade fluvial, onde a ação da água corrente causa a erosão do terreno. No entanto, os vales podem ser formados por outros processos geográficos, ou seja, um deserto entre duas montanhas”. Tempos Bíblicos:
Vale do Jordão
Vale de Jesreel
Vale de Acor
Vale de Aijalon
Vale de Escol
Vale de Hebrom ou Manre
Vale de Sidim
Vale de Siquém
Vale de Basã
Vale de Moabe
A bíblia quando fala de vale, vai muito mais além do que um espaço ou depressão geográfica. Ele é símbolo e referência de tempos difíceis. Posso entender que todo cristão é levado ao vale e chegando perante esta cena terrível, se depara com alguns tipos de vales Espirituais: a) Vale da depressão b) Vale da angústia c) Vale da Tristeza d) Vale da Perda e) Vale do desânimo f) Vale do fracasso g) Vale das Afrontas h) Vale do Sofrimento i) Vale da traição e da Escravidão j) Vale da Perseguição
Ver aquilo que queremos e que agrada os nossos olhos é bom demais, mas ver aquilo que é ruim, ninguém quer ver. Ezequiel se encontra em uma visão que não era de agrado dele, uma visão arrepiante. Ninguém pede para ir para o vale, para as lutas, para os problemas ou para as dificuldades, somos levados por um propósito divino. Jesus foi levado ao deserto (Vale) para ser tentado (Lc 4: 1-13) e superou em seu poder. Todo cristão que é levado ao vale, sairá mais forte, mais maduro, mais experiente, mais cristão, mas só depende de você, querer sair do vale.
Ezequiel 37:2 “E me fez andar ao redor deles, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos”.
Deus quer que você ande ao redor dos seus vales e identifique-os, ou seja, procure identificar os seus problemas e dificuldade, ande ao redor deles. Tem muitas pessoas que param no vale, se entregam de vez, existem cristãos que ficam parados quando identificam o problema e não conseguem avançar. A visão não é para você ficar parado, ficar olhando a banda passar, a visão é para você andar. A história nos diz em meio este contexto fantástico, porém, arrepiante, que Ezequiel foi levado e observou que a situação se Israel era muito séria, além dos ossos sequíssimos, Israel estava preso a sepulturas.
O ser Humano está preso em diversos tipos de sepulturas. a) Sepulturas do adultério b) Sepulturas de divisões c) Sepultura de pecado sexual d) Sepulturas de pecados de pensamento, pois quando pensamos, Deus se coloca de pé e assiste a cena. e) Sepulturas contendas e outros pecados que ferem a santidade de Deus
O indivíduo está tão lacrado nesta sepultura espiritual, que o cheiro de podre começa a subir, mas ele não tem a capacidade de identificar o cheiro, pois já acostumou com o pecado, senta-se em uma mesa longa
com todos os principados e potestades e participam do mesmo movimento. Observo neste texto que Ezequiel ficou com medo diante da cena, mas ele se levantou em Deus e profetizou sobre o vale, mas também profetizou para Israel sair desta sepultura, desta tristeza, deste medo, desta escuridão, desta morte espiritual, deste engano maligno.
Ezequiel 37:10 “Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme”
Como os versículos anteriores falavam da identidade nacional de Israel, agora este versículo fala da identidade espiritual de Israel. Esta frase “e se puseram de pé”, diz a respeito que o cristão deve manter-se em pé diante das dificuldades, diante dos vales da vida, diante dos desertos, ao ler este artigo o Senhor quer que você viva! O povo de Israel não se “puseram sobre seus pés” no sentido espiritual, mas este dia vai acontecer, um grande exército ficará de pé diante do todo o Poderoso.
Ezequiel 37:14 “Porei o meu Espírito em vocês, e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei, e o fiz seus companheiros, palavra do Senhor’”.
Esta é uma promessa vindoura sobre o destino de Israel, assinala o grande avivamento que acontecerá em Israel na segunda vinda do Senhor,
nosso irmão Zacarias nos deu mais detalhes deste grande acontecimento e mover do Espírito Santo.
Zacarias 12: 10-14 “E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho. Naquele dia muitos chorarão em Jerusalém, como os que choraram em Hadade-Rimon no vale de Megido. Todo o país chorará, separadamente cada família com suas mulheres chorará: a família de Davi com suas mulheres; a família de Natã com suas mulheres; a família de Levi com suas mulheres; a família de Simei com suas mulheres, e todas as demais famílias com suas mulheres”.

CONCLUSÃO:
Caro leitor, deixe Deus Abrir A Sepultura Da Sua Alma;
Deixe-o tocar e mudar a estrutura da sua alma;
Efésio 5:14 “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará”.
Você não foi chamado para morar em sepulturas, Deus quer te arrancar de dentro da sepultura. Toda vez que começa a morrer algo em nós, estamos precisando de um avivamento.
Procure identificar o cheiro de pecado, amigo não permaneça na sepultura, aqueles que estão vivos, que se colocaram de pé, e que se alistaram no exército do general de Guerra, LEVANTEM-SE!
Deus abrirá toda sepultura que tem prendido teu ministério, tua vida espiritual, seus sentimentos, seu casamento, Deixe Ele abrir a tua sepultura, aquilo que te prende e saia para viver. A sepultura não é o teu lugar! Por isso, um dos nomes do nosso Deus: é Ressurreição e Vida!
Lembrem-se: Uma coisa é o Espírito fora dos ossos, outra coisa é o Espírito dentro dos ossos; O Espírito por fora: Toca O Espírito por dentro: Transforma
Shalon, Pr. Pablo Goulart

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS ANDRADE, Claudionor de. Geografia Bíblica: a geografia da Terra Santa é uma das maneiras mais emocionantes de se entender a história sagrada. 13 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

Publicar um comentário